Patautau é uma dança pertencente ao Ori Tahiti onde a canção é recitada por um solista chamado Pata'u. O Pata'u tem como responsabilidade emitir cantos ao som de ritmos marcados. As canções transmitem histórias específicas onde os dançarinos expressam os significados com gestos. Os textos e cantos podem variar dependendo da ilha e falam sobre elementos, cultura e histórias do dia-a-dia dos Polinésios que eram passados de geração em geração.
O Patautau é um estilo que foi muito utilizado para ilustrar e expressar rimas destinadas às crianças. Estava relacionado também, a um tradicional jogo de cordas de mãos chamado kai kai, onde figuras são ilustradas com os fios entrelaçados entre os dedos das mãos. Essas figuras eram uma forma de expressar a visão do mundo de cada indivíduo ou comunidade, inserir membros a cultura, transmitir idéias, descrever situações, fenômenos... O Kai Kai, acompanhava o Patautau em alguns recitais, os dois juntos, eram uma maneira de comunicação com a sociedade e também de diversão.
Para dançar o Patautau os passos podem ser variados e passar por várias etapas. As mãos devem estar sempre em evidência transmitindo com clareza os significados da canção e o ritmo deve ser bem marcado.