Aparima ('Aparima)

 

O que é Aparima?

Aparima, de acordo com o próprio dicionário Tahitiano quer dizer: "Uma espécie de dança onde os braços e as mãos desenham figuras correspondentes à canção ou música."

A aparima traz consigo uma das características mais belas e singelas da dança: a arte de se comunicar e transmitir sentimentos, emoções e ações através dos gestos, estes, que juntos a lindos passos, têm a função de fazer o espectador decifrar a canção e desfrutar o momento.

A aparima é dançada ao ritmo de músicas, que representam poesias, contos, histórias de amor, honra pelos antepassados, situações, vida cotidiana, alegria de viver e claro, do amor e orgulho de ser e por todo território Polinésio. Músicas essas, que em ritmos variados, são sempre expressivas e exigem dos dançarinos muito além de execução de passos, a expressão, emoção, os gestos, a entrega que se deve empenhar em cada coreografia... Tudo isso fazem da aparima um estilo de dança mais que especial e que carregam muito mana (energia).

A aparima é separada por três estilos onde temos:

Aparima Himeme ('Aparima hīmene): Esta é a forma mais moderna e contemporânea de aparima. Himene, significa canção. Surgiu na década 1930 com o uso de instrumentos modernos de cordas, trazidos e apresentados por navegantes exploradores: a guitarra elétrica e o ukulele, que surgiu à partir do cavaquinho. Assim o ukulele se tornou o principal e mais utilizado instrumento, para orquestrar e dar o rimo de base às aparimas.

Desde então, as músicas e a dança da  Aparima Himene vem evoluindo devido principalmente a influências externas. Com a melodias típicas e características do Tahiti,  sejam elas em ritmos mais lentos ou animados, são compostas por textos de variados temas e abordagens, que devem ser transmitidos para o público através de gestos e figuras de braços e mãos, enquanto o ritmo é baseado em movimentos suaves de quadril.

Aparima vava ('Aparima vāvā): a maioria dos Polinésios, estão em consenso de que esta é a forma mais tradicional e antiga da aparima. Vāvā, significa: mudo/pessoa que não fala permanentemente, portanto, diferente dos outros estilos, a aparima vava não emite lírico e é executada com os bailarinos de joelhos ou sentados com as pernas cruzadas. A melodia é orquestrada apenas pelos instrumentos de percurssão. As coreografias, têm a função de realizar gestos que imitam uma palavra ou ação apenas com os braços e mãos de forma clara e firme.

Aparima mehura ('Aparima Mehura): este estilo, é caracterizado pelo ritmo lento (estilo dentro do ori que chega mais próximo ao Hula Havaiano). Orquestradas pelo som das guitarras e ukuleles como base principal, as músicas são compostas por canções mais doces e melódicas. As coreografias, seguem a mesma dinâmica das outras aparimas, a interpretação por gestos e passos graciosos. Como traje para interpretar uma aparima mehura, o mais comum são vestidos elegantes chamados 'ahu purotu.

Nos demais estilos de Aprima Citados, os trajes para dançar são: os típicos pareos que podem se transformar em vários modelos, (na maioria dos casos na altura dos tornozelos e amarrados ao quadril), vestidos variados e o tradicinal 'ahu purotu, ou saias que variam entre modelos de tecidos modernos e saias tradicionais de fibras de casca árvores e elementos naturais. Em todos os estilos do Ori Tahiti, o figurino é algo muito característico  dentro tema abordado, deve-se estar atento para que as cores, os acessórios e tudo mais estejam em harmonia com a mensagem e estilo apresentado. Hoje em dia tecidos,  e até acessórios mais modernos podem compor alguns figurinos em determinados estilos de música, permitindo com que as bailarinas componham com mais notoriedade a abordagem interpretada. Mas vale ressaltar que o tradicional nunca erra e passa mais respeito às tradições.

Dois exemplos bem distintos de aparima:

Neste uma Aparima romântica que faz referêcia de uma pessoa que aguarda sua amada durante a noite.

Já neste vídeo temos uma aparima bem animada e conteporânia do Cantor Ken Carlter, que é um nome de peso na cultura e música Polinésia. Essa música foi hit nas paradas de sucesso em 2019 em vários países. A letra da música é de boas vindas  ao Tahiti, celebra o amor, respeito e orgulho pela terra nativa.

A variação e diferença de rirmos da Aparima, não param por ai... O repertório é vasto atendendo todos os gostos e estilos!