Todos os ritmos das canções Tahitianas, são emitidos por instrumentos típicos e tradicionais. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Pahu: Os pahus são tambores altos e fixos esculpidos de troncos de Pua (Fragaea Berteriana), Tamanu (Calaphyllum Inophyllum), ou Miro (Thespesia Populnea), que são confeccionados em várias formas e tamanhos. São cobertos por uma pele grossa de cabra, bezerro ou tubarão. O percursionista fica ereto em frente ao seu pahu e usa as mãos para emitir o som.
Dos pahus, temos as seguintes variações:
*Pahu To'ere: tambor comprido e tradicionalmente usado por sacerdotes em espaços sagrados (Marae).
*Pahu Tupa'i rima: versão mais moderna, esculpido do tronco de coqueiro e coberto com pele de bezerro.
*Fa'atete: versão também mais moderna de pahu, é revestido por uma única membrana e pode ser tocado com duas baquetas de madeira macia ou com as mãos. Emite um som mais metálico e com menos ressonância.
*Tariparau: Revestido por duas membranas de pele de tubarão, o tariparau emite um timbre baixo e ligeiramente ressonante. É necessário um malho revestido de tecido para o golpea-lo, o tariparau é responsável pela batida básica para o ritmo.
To'ere: O toere é um tambor de madeira vazado com uma fenda, originário e importado das Ilhas Cook, é um tambor fundamental para a orquestra sendo um dos principais sons característicos do Tahiti. De tronco longo, é um tambor oco com uma fenda na lateral. O toere é esculpido através da árvore MILO, KOU ou KAMAMI (todas nativas das ilhas). Tradicionalmete é entalhado com belos desenhos e motivos Polinésios. Para golpea-lo, ultiliza-se em uma das mãos uma baqueta de AITO, por ser uma madeira dura e resistente enquanto a outra mão apoia o instrumento. Uma outra forma de tocar, que é mais ultilizada nas Ilhas Cook, o toere fica deitado no chão aos pés do instrumentista e é golpeado por duas baquetas.
O toere é responsável por algumas funções dentro da orquestra que são:
*To'ere arata'i - lider
*To'ere Tahape - contra tempo
*To'ere Tamau - suporte
*To'ere Faatomo - ritmo
Como instrumentos de vento temos:
PU: o pu é uma concha do mar tipo murex, com um furo e seu centro. Além de compor algumas orquestras o pu no passado era ultilizado em importantes cerimonias ou era tocado para chamar atenção quando iria ser anunciado notícias e acontecimentos importantes.
VIVO: este é uma flauta nasal feita de bamboo. É comumente usado em todo território da Polinésia Francesa. Para os Havaianos é conhecido como "ku ihu", para os Maoris "koau au", nas ilhas Marquesas é chamado por "pu ihu". O vivo costuma medir entre 20 e 40 centímetros e costumas ter temas Polinésios pirografados. Além de acompanhar as orquestras é muito ultilizado como hobbie e fonte de lazer nas ilhas.
UKULELE: o ukulele é um pequeno instrumento de 4 cordas. Não é um instrumento originário do Tahiti nem da região Polinésia, foi introduzido à cultura pela influência dos navegantes exploradores. O ukulele enriquece e da mais vida às canções Tahitianas e caiu realmente nas graças dos nativos, se tornando referência e um símbolo emblemático do Tahiti e de toda Polinésia. O ukulele está associado apenas ao estilo de dança aparima.