Diferença entre Dança Tahitiana x Dança Havaiana (Ori Tahiti x Hula)

É comum que as pessoas pensem que Hula e Ori Thiti são a mesma dança. O que se torna um equívoco compreensível, já que Ambas são danças Polinésias, originárias do mesmo povo (Maori), e realmente serem parecidas em alguns aspectos, porém a Hula vem das ilhas do Havai e o Ori Tahiti das ilhas Tahitianas.  Então cada uma tem suas próprias características e maneiras.

A Hula envolve movimentos mais graciosos e usam mais os movimentos dos braços com movimentos firmes e precisos, rápidos ou desacelerados de acordo com o ritmo para transmitir histórias que envolvem muitas tradições, mitologias e religiosidade. Já o Ori tahiti, enfatiza mais os movimentos fortes e energéticos dos quadris além dos movimentos dos braços, suas músicas envolvem além dos temas tradicionais, muitos contos da vida cotidiana e assuntos diversos. Ambas são danças sagradas de extrema importância para seus povos e carregam a identidade e histórias ancestrais das ilhas.

Dentro da dança Havaiana e dança Tahitiana, existem varios estilos de dança, os mais praticados na Hula são o Kahiko e a Hula Auana, e dentro do Ori Tahiti a otea e a aparima. Em uma breve comparação entre a Hula Kahiko e a otea, que são os estilos mais antigos e tradicionais , a otea se caracteriza pelas batidas rápidas e fortes de tambores sem liricos, onde os quadris devem acompanhar com agilidade e precisão do ritmo da musica. Já a Hula Kahiko, a ênfase está nos braços e mãos, que encaixados a uma coreografia com passos típicos, repassam a história cantada com movimentos ligeiros e precisos, as melodia do kahiko podem ser lentas ou rápidas, mas nunca tão rápidas como uma otea. Os figurinos também se diferem, enquanto tradicionalmente para a otea é usado o pareo, para o kahiko é usado uma saia de muito valor para os dançarinos havaianos chamada PĀ'U. Ambas usam saias de elementos naturias.

Já comparando a Hula Auana e a Aparima, estilos mais modernos, existem mais semelhanças. Ambas tem melodias mais amenas e suaves acompanhadas de vocais, orquestrados por instrumentos de cordas, mas ainda sim podem vir estampadas por canções alegres e tipicas, porém, nunca tão enérgicas como nos estilos anteriores. O figurino para Hula Auana pode variar de acordo com as exigências da prefessora entre trajes típicos, mas o tradicinal para este estilo, são vestidos chamados mu'umu'u.  Para aparimas o figurino mais tradicional são os pareos longos ou vestidos, um modelo em especial conhecido como ahupurotu, que são parecidos com o vestido havaiano citado. Ambos são inspirados em modelos católicos.

Nestes estilos de Hula Auana e Aparima, existem também algumas semelhanças nos gestos das mãos para emitir o significado de alguns elementos, como exemplos: uma referência a flor ou ao mar nas canções, os gestos são iguais. Outro costume cultural e que compõe o figurino de ambas as danças, são os acessórios, como: coroas de flores (Haku em Havaiano. 'Apua em Tahitiano) e colares ou guirlandas de flores  (Lei em Havaino. Hei em Tahitiano).

O que muito difundiu essa confusão cultural e também das danças, foi a indústria cinematográfica que em filmes antigos, não deixava claro essa divisão cultural das ilhas do Polinésias, ou simplestmente as pessoas nunca conseguiram ver a distinção entre os estilos pelas semelhaças deixando por entender que, a dança, o surf a conoagem, etc, seriam apenas do Hawai. Mais atual, temos os filmes da Disney: Moana e Lilo e Stick, que fazem melhor essa distinção, além de se divertir e entender mais sobre a cultura desses povos, você pode ver as diferenças nas danças e em outros aspectos. No filme Moana, a história se passa nas ilhas do Tahiti, portando é um filme que expressa a cultura, mitologia e vários costumes Tahitianos. Já o filme Lilo se passa no Hawai, remetendo então os costumes Havaianos.